terça-feira, 6 de julho de 2010

Representação de Dispositivos

É primordial para o profissional que vai atuar em redes conhecer os conceitos e sintaxe para os "dispositivos" dentro do Linux. Mas afinal o que são esses dispositivos:
Dispositivos são componentes de hardware, e ao mesmo tempo do sistema operacional que são compartilhados com o kernel. Podemos citar como exemplo de dispositivos o CDROM, Modens, Impressoras, Disco rígidos etc. No sistema operacional Linux, os dispositivos são tratados como um tipo especial de arquivos, que estão localizados no diretório /dev. Digite o comando  ls /dev  no prompt do linux e você terá uma lista de todos os dispositivos que se encontram dentro da pasta /dev.


Cadê o "C:\" ?


Bem, essa é uma pergunta que todo aluno iniciante do Linux faz. Para entender melhor devemos lembrar que o Linux é outro sistema operacional, por tanto está sujeito às suas próprias regras de sintaxe. É preciso deixar para traz velhos conceitos do windows e suas limitações. Portanto, quando estiver estudando o Linux procure esquecer dos conceitos do windows para entender o novo. Lembre-se você está aprendendo um novo conceito, o Linux não é uma adaptação do windows, é outro sistema operacional.
No caso do Linux não existe a conceituação de unidades de disco como no windows. Os dispositivos de armazenamento como os HD's, são montados em uma pasta e tratados como arquivos especiais.
a sintaxe para os dispositivos seguem a regra /dev/xyzn onde /dev é a pasta onde se encontram os arquivos dos dispositivos e as letras xyzn indicam qual é o dispositivo. Veja o gráfico abaixo:

No que se refere às letras xyzn por definição temos em xy o tipo de dispositivo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário